A Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, situada na Avenida Pará, s/nº Bairro Novo Brasil – Canaã dos Carajás, Estado do Pará.
Foi criada devido à necessidade da clientela estudantil, pois a grande maioria dos jovens do bairro não frequentava a escola. Esta Unidade Escolar foi construída em 2006, de acordo com o Ato de criação Lei Estadual nº 228274/2006, no pleito do Governador Simão Jatene, e recebeu o nome de Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho - PORTARIA nº: 0089/2006, SALE/DIN/SEDUC/PA;
O nome da Escola foi escolhido pela comunidade estudantil e por profissionais da escola, em homenagem póstuma a uma missionária católica que assistia a esta região levando a palavra de Deus e prestando serviços relevantes como delegada de Ensino neste município.
Inaugurada em 2007, com a seguinte estrutura: 10 salas de aula, 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 cozinha e 4 banheiros.
Os primeiros professores foram: Bianca Maria Sirqueira Lopes Campos, Lindomar Rodrigues dos Santos, Maurizon Rodrigues de Oliveira, Valcinéia da Silva Pereira, Daniela Cristine de Morais Gustavo. Serviços gerais, o Sr. Zacarias, Adibe, Rosimar e Socorro Morais. O mesmo funcionava em 3 períodos: matutino, vespertino, e noturno, de 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
Com a nomeação da primeira diretora a professora Eliane Mesquita Alves Xavier em 2008, a qual implantou na comunidade escolar uma filosofia de vida de tranquilidade e serenidade, porém, não teve muito apoio dos governantes na execução de eventos ou projetos comunitários. A diretora não contava com recursos financeiros nem humano. A escola possuía uma equipe de 12 funcionários, incluindo todos os servidores.
No período de 2008 a 2011 a escola atendeu tanto os alunos da rede estadual como da rede municipal series iniciais, uma vez que algumas salas foram cedidas para o atendimento ao alunado do Sistema Municipal de Ensino.
Em 2011 tomou posse para o cargo de Gestor desta Instituição o professor Dário Borges Gonçalves, que conseguiu a colocação dos primeiros assistentes administrativos, serviços gerais e vigias, dando continuidade aos trabalhos da administração anterior.
A escola enfrentou dificuldades na parte física, porque a obra não havia sido concluída e com o passar do tempo foi necessitando de reforma e ampliação, algo que aconteceu no segundo semestre de 2011 e meados de 2012. Foram construídas algumas dependências como uma quadra poliesportiva, uma sala de vídeo, uma biblioteca, um laboratório de informática, um laboratório multidisciplinar e reformada toda a estrutura de dependência anterior. A referida escola funcionou em prédio alugado durante a reforma, mas atualmente está em prédio próprio.
2013 – 2023..... (finalizar)
As atividades escolares estão sendo realizadas normalmente e o alunado participa ativamente de projetos sociais e comunitários. Atualmente a escola contém 60 funcionários e 1.678 alunos, e funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (Turmas Regulares e EJA).